Lançamento: “Filosofia da Libertação – Histórico, vertentes, críticas e perspectivas”

No dia 12 de dezembro, às 19:00hs, ocorreu o lançamento do livro   “Filosofia da Libertação – Histórico, vertentes, críticas e perspectivas”, nesse link: https://fb.me/e/54NkIanEE. A obra está disponível para compra em dois formatos  impresso e e-book.

Ao longo do livro são analisados temas, problemas, desafios e concepções de filosofia da libertação. Décadas de reflexão filosófica e de elaborações em várias ciências particulares sobre a libertação, tomada como objeto de investigação e ação, foram nele organicamente sistematizadas, explicitando o Paradigma da Libertação.

A sua leitura permite acompanhar o desenvolvimento e as rupturas de vários autores no tratamento desse objeto, a transformação de suas categorias analíticas e estratégicas, a produção de conceitos e diferentes inovações teóricas por eles realizadas. Permite, igualmente, perceber como a conexão dialógica entre saberes científicos e saberes de experiência feitos, mediada pela educação popular, pode resultar em conhecimentos e valores historicamente validados no seio de comunidades humanas, necessários ao bom êxito das práxis de libertação dos indivíduos e das sociedades.

Nesse percurso pode-se aprender a arte de filosofar, de examinar exaustivamente um problema até conceber-se a transformação de uma categoria analítica ou estratégica, a geração de categorias novas ou mesmo o desenvolvimento de novas abordagens teórico-práticas para a sua resolução. Desse modo, problemas antigos e novos, que emergem na práxis dos seres humanos, encontram distintas soluções no transcorrer do livro, com vistas a realizar-se mais amplamente as liberdades individuais e coletivas em seu conjunto, de maneira ética e ecologicamente sustentável.

Em síntese, a filosofia a da libertação investiga diversos aspectos da práxis humana, buscando compor os resultados dessa investigação em torno do grande desafio da libertação constante de cada pessoa de tudo o que a nega, oprime e aliena, para que possa realizar o livre desenvolvimento de sua individualidade na convivência justa e solidária com outras pessoas, libertação que somente pode ocorrer no seio do livre desenvolvimento das comunidades humanas, pois os seres humanos se libertam em comunhão. Por isso, a filosofia da libertação sempre terá razão de existir, pois a liberdade humana jamais está completa ou plenamente realizada, havendo sempre a necessidade da crítica de tudo aquilo que, mesmo em nome da liberdade, promova a dominação,  a injustiça e a opressão.


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *