Economia de Libertação – Livro 1

Neste mês de dezembro ocorreu o pré-lançamento do Livro 1 da Economia de Libertação, em que fazemos uma Introdução Geral  à obra, que compõe sete volumes.

Visão Geral

A economia de libertação pode ser compreendida como prática econômica e como teoria econômica, que se retroalimentam como práxis de libertação econômica. Essas duas dimensões e sua necessária realimentação serão explicadas na parte inicial deste livro, em que tratamos de vários aspectos do paradigma da libertação. Entre eles, está o estratégico, relacionado à organização democrática de novas formações sociais e de novos modos, ecológicos e solidários, de produzir, intercambiar e creditar, que, por sua vez, se relacionam a formas de obter, apropriar, usar, investir e consumir os meios econômicos. Após explicitarmos a diferença entre libertação e liberação, e o que isso implica em relação às forças e aos meios econômicos, abordaremos os temas da acumulação e distribuição de excedentes, a passagem da economia do capital à economia de libertação e o tratamento dado a diferentes fontes teóricas e práticas no desenvolvimento dialógico dessa economia.

Uma vez explicitados, em linhas gerais, o paradigma e os horizontes desde os quais a reflexão é desenvolvida, avançaremos para um dos temas centrais desta Introdução: a passagem da economia do capital à economia de libertação.

Analisando o processo da reprodução ampliada do valor, que integra a sua produção e circulação, veremos que a liberação dos meios de intercâmbio é condição necessária para a libertação das forças produtivas. Sob o aspecto histórico, essa tese será argumentada com elementos depreendidos da crise das economias socialistas no século passado, explicitando as principais debilidades no modo como a libertação das forças produtivas foi nelas concebida sem dar maior importância à reorganização do sistema de intercâmbio econômico para a sua consecução, particularmente no âmbito internacional. De igual modo, trataremos das economias social, popular e solidária nos países capitalistas e, analisando seus fluxos econômicos, mostraremos como elas permanecem, em sua maioria, como economias de sobrevivência ou de resistência, retroalimentando a realização e a acumulação de lucros pelo capital. Mas veremos também que, em alguma medida, a economia solidária começa a ensaiar ações de libertação econômica que, sendo reorganizadas estrategicamente para avançar na libertação das forças produtivas, de intercâmbio e de crédito, podem progredir na constituição de sistemas econômicos solidários.

Pré-Venda

Nesse período de pré-venda, na quota do autor, o livro está com preço promocional em R$ 118,00 com o envio incluído (na Editora é R$ 156,00).  As compras com preço promocional podem ser feitas nesse link.  A entrega está prevista para meados de janeiro/2024. Uma amostra do livro pode ser lida aqui .

Coleção

O valor arrecadado com a venda do Livro 1 contribuirá para a publicação do Livro 2 e assim por diante.

Para informações, compras em maiores quantidades ou formas de contribuir na publicação do conjunto da obra, entre em contato pelo WhatsApp +5541996194393 ou pelo e-mail info@euclidesmance.net.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *